Joseph Mill
Joseph Mill foi um grande ilustrador de periódicos brasileiros, com suas litografias de caráter humorístico e crítico.
Nascido na França, mudou-se e estabeleceu-se no Rio de Janeiro, onde morreu por volta de 1879. Seu primeiro trabalho notório foi no Bazar Volante, fundado por Rensburd em 1863, constituído por 8 páginas, das quais metade eram litografadas. Mill, como diretor artístico, ilustrava quase todo o semanário, incluindo as capas, muitas das quais com charges políticas. Várias das ilustrações mais expressivas e críticas estavam relacionadas à Guerra do Paraguai, período no qual suas caricaturas assumem traços bastante realísticos, principalmente no desenho do rosto, o que sugere que ele teria utilizado fotos das pessoas retratadas como referência. Apesar disso, podemos considerar seu traço de certa forma duro, se comparado com artistas da mesma época. A macrocefalia, a distorção dos corpos e a aparência cômica de suas caricaturas são traços que permeiam toda a sua carreira. Após 4 anos de publicação, o Bazar Volante passa a se chamar O Arlequim, mais tarde se tornando A Vida Fluminense.
Mill trabalhou também n’A Cigarra e a A Bruxa, e na folha ilustrada O Fígaro, do italiano Luis Borgomainerio, onde publicou um dos primeiros ensaios sobre a caricatura no Brasil. Foi substituído nessa revista por Candido Aragonez Faria, seu colega de profissão, em 1876. Na década de 1870, também contribuiu com o periódico Ba-Ta-Clan, dirigido por seu conterrâneo Charles Berry. Grandes trabalhos seus também foram publicados n’O Mequetrefe, fundado por Eduardo Joaquim Correa e Pedro Lima em 1875, que durou até 1893. Apesar de ser um grande ilustrador, Mill não fugia dos padrões consagrados de Henrique Fleiuss.
________________________________
LIMA, Herman. A história da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1963. Volume 2.
COSTA, Carlos Alberto da. A Revista no brasil: o século XIX. São Paulo: USP, 2007. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.
DICIONÁRIO de artistas do Brasil. Disponível em
HEMEROTECA digital brasileira. Disponível em: http://hemerotecadigital.bn.br/. Acesso em: 30 abr. 2014.
Comentários
Postar um comentário